DATA: 23/06/2016

Cursilhistas de 60 países irão ao Santuário de Fátima em 2017

O Santuário de Fátima, Portugal, irá receber uma ultreia mundial do Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC), no dia 6 de maio de 2017. A iniciativa está integrada à comemoração do Centenário das Aparições de Nossa Senhora.

O assistente espiritual do MMCC, Dom Francisco Senra Coelho, acredita que o evento terá “um êxito muito grande”, pois “são muitos aqueles que querem vir a Fátima”, provenientes dos cerca de 60 países onde os cursilhos estão representados, na América, Europa, Ásia e na África.

A ultreia mundial deverá ser ainda marcada pela visita do Papa Francisco a Portugal e à Cova da Iria, para participar nas celebrações do centenário das aparições de Fátima.

Missão dos cursilhos

O bispo auxiliar de Braga, Dom Francisco Senra Coelho, destaca neste contexto o mais recente documento da Igreja Católica, para a relação com os movimentos, intitulado “Iuvenescit Ecclesia”, publicado pela Congregação para a Doutrina da Fé.

Uma obra que, segundo o bispo, mostra que o Papa está atento ao contributo que os cursilhos e outros movimentos cristãos podem dar para o “rejuvenescimento da Igreja”.

Dom Francisco destacou ainda a relevância de outros documentos da Santa Sé para a missão dos cursilhos, como a encíclica “A Alegria do Evangelho”, dedicada ao tema da Família.

“Muitos dos que vivem os cursilhos fazem-no em casal e, por consequência, em família, e os desafios desta encíclica são muito grandes, para a integração daqueles que buscam um sentido para a renovação da sua família e encontraram em Cristo a recuperação da sua família”, completou.

Ultreia mundial

O programa da ultreia mundial vai ser antecedido por um conjunto de iniciativas ligadas àquelas duas personalidades.

No dia 4 de maio de 2017, o Santuário de Fátima acolherá à noite uma celebração de ação de graças pelo primeiro centenário do nascimento de Eduardo Bonnin.

Depois no dia seguinte, o comitê executivo do MMCC, atualmente sediado em Portugal, vai promover um colóquio sobre Bonnin e Gaya, convidando as pessoas a descobrirem o seu pensamento e espiritualidade.

Portugal é, pela primeira vez desde 2014 até 2017, o principal ponto de encontro para membros do movimento, tendo sido escolhido como sede da Organização Mundial dos Cursilhos de Cristandade, durante o último encontro europeu realizado entre 23 e 26 de maio de 2013, na Áustria.

O movimento chegou ao nosso país em 1960 e o primeiro cursilho realizou-se em Fátima, de 29 de novembro a 2 de dezembro desse ano.

FONTE: Canção Nova