DATA: 12/08/2016

Américas e Caribe se reúnem para o Jubileu da Misericórdia

A Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) vai promover no final de agosto (27 a 30) a celebração Continental do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Em Bogotá (Colômbia), os fiéis vão refletir o tema “Uma Igreja em saída, pobre e para os pobres”.

A celebração Continental contará com uma mensagem inaugural do Papa Francisco, que será exibida em vídeo.

O evento constitui um dos grandes encontros, em nível Continental, no âmbito do Ano Santo da Misericórdia. Mais de 400 representantes das Américas e Caribe se reunirão na capital colombiana para acolher e celebrar o dom da misericórdia de Deus, revelado e realizado plenamente em Jesus Cristo, por obra do Espírito Santo.

Este encontro Jubilar da Misericórdia é promovido pela Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), o Departamento de Justiça e Solidariedade do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), em colaboração com os episcopados dos EUA e Canadá.

O objetivo da celebração é encorajar a Pastoral Social dos países latino-americanos e caribenhos a responder ao desafio de ser uma Igreja capaz de mostrar o rosto misericordioso de Deus e a alegria do Evangelho, contribuindo para a construção de uma sociedade nova, justa, solidária, pacífica e ecológica.

“O Papa Francisco nos convida a promover no Continente Americano um novo impulso da evangelização, com estilo inédito, com o qual os discípulos missionários anunciam a Boa Nova, não somente com palavras, mas, sobretudo, com uma vida transfigurada pela presença divina”, diz no comunicado da CAL.

A celebração Continental contará com a presença especial de dois conferencistas: Dom Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização e organizador do Ano Jubilar abordará o tema “Este é o grande tempo da misericórdia”, e o Cardeal Marc Ouellet, Prefeito da Congregação para os Bispos e Presidente da CAL, falará sobre “A Igreja, sacramento da Misericórdia”.

Santos do Continente

Uma das celebrações em Bogotá será dedicada aos santos do continente americano (canonizados ou não), que se destacaram no testemunho da misericórdia. Entre estes, estão:

José de Anchieta e Junípero Serra; santos pastores: Turíbio de Mongrovejo e José Gabriel Brochero; santas místicas: Rosa de Lima e Terezinha dos Andes; santos dos desamparados: Pedro Claver e Francisca Cabrini; santos da caridade: Martinho de Porres e José de Betancur; santo mártir: Oscar Romero e santos educadores: João Neumann e Miguel Febres Cordero.

Obras de Misericórdia

Será dedicada ainda uma jornada às Obras de Misericórdia no Continente americano, entre as quais se destacam as “Fazendas da Esperança”, “Lar de Cristo” e o “Projeto Raquel”.

A celebração Jubilar Continental se concluirá com a oração do “Rosário continental pela Paz”, seguida da Missa, presidida pelo Cardeal-arcebispo de Bogotá, Dom Rubén Salazar Gómez.

FONTE: Por Canção Nova, com Rádio Vaticano