DATA: 27/08/2016

Museu dedicado a João Paulo I será inaugurado na Itália

O Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, preside na tarde desta sexta-feira, 26, uma missa por ocasião da inauguração do Museu dedicado ao Papa João Paulo I. A Eucaristia será na terra natal do Papa, Canale D’Agordo, no Vêneto, região do nordeste da Itália.

Não se trata somente de uma exposição de documentos e objetos do Papa Luciani, que governou a Igreja por apenas 33 dias, mas a tentativa de manter um encontro mais próximo com a pessoa e o mundo da cultura do “Papa do Sorriso”, como era carinhosamente chamado.

Xby ads

Filmes, áudios e fotografias farão parte de um percurso instalado em um prédio do século XV, situado ao lado da igreja paroquial de São João Batista. O objetivo é levar o visitante a mergulhar na trajetória humana e espiritual do Papa Albino Luciani, desde o seu nascimento até à sua eleição como Sucessor de Pedro.

São dados destaques à formação e o ensinamento do Papa Luciani, sua profunda preparação cultural e pastoral, sua atenção com os necessitados, a simplicidade, a humildade, a transparência e a sua grande sensibilidade como Pastor”.

Vida e obra

O visitante poderá saber detalhes sobre os 20 anos de vida pastoral do Papa João Paulo I, os 11 anos de episcopado na Diocese de Vittorio Veneto, sua experiência no Concílio Vaticano II e os 9 anos transcorridos como Patriarca de Veneza.

“As virtudes de João Paulo I podem servir de modelo para todos os cristãos. O reconhecimento da sua santidade será um benefício para toda a Igreja. Não podemos fazer previsões sobre uma sua Beatificação. Um homem humilde e simples como Albino Luciani não tem pressa de ser declarado santo”, declarou o Cardeal Pietro Parolin, ao visitar o Museu.

Nova publicação

Ainda em Canale D’Agordo, terra natal do Papa Luciani, o cardeal Pietro Parolin participou da apresentação do número especial da Revista Le Tre Venezie (As Três Venezas), intitulado “João Paulo I: Albino Luciani. Um Papa atual”.

O Prefácio do número especial foi escrito pelo Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, pelo Cardeal Beniamino Stella, Prefeito da Congregação para o Clero e Postulador da Causa de Beatificação do Papa Luciani.

Albino Luciani

Albino Luciani nasceu em Canale d’Agordo, diocese de Belluno, no Vêneto, em 17 de outubro de 1912. Era Patriarca de Veneza quando foi eleito Papa em 26 de agosto de 1978, governando a Igreja por apenas 33 dias. Recebeu o apelido de “Papa do Sorriso”, por sua afabilidade, alegria e simplicidade.

Foi o primeiro Papa, desde Clemente V, a recusar uma coroação formal, cerimônia não abolida oficialmente. Não quis ser carregado na Cadeira gestatória, como acontecia com outros Papas, devido à sua humildade. Papa Luciani foi o pioneiro a adotar um nome duplo, João Paulo I, em homenagem aos seus dois antecessores, Paulo VI e João XXIII.

FONTE: Da Redação, com Rádio Vaticano