Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Capela Virtual - Acenda uma vela! Terço dos Homens toda Sexta às 19 horas Terço da Mulheres toda quarta às 18h30

DATA: 23/05/2018

Aconteceu no Último fim de Semana o Retiro de Pentecostes !

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro por meio da Renovação Carismática Católica de Itaquiraí- RCC promoveram o retiro de Pentecostes, nos dias 19 e 20 de maio no Salão Paroquial de Itaquiraí com o início às 14:00 horas no sábado e término às 12:00 horas no domingo. Além disso, contou-se com a colaboração e participação de outros movimentos, como o Cursilho Jovem na preparação do café, do almoço e jantar. E também dos irmãos campistas que contribuíram na organização. Além desses, houve a colaboração na montagem e empréstimo do equipamento de som do Ministério Nova Aliança. O retiro contou com o dom, talento do Ministério de Música Sopro do Espírito, em todos os momentos de animação, e que fosse necessário uma música, verdadeiros instrumentos nas mãos do senhor.




















O retiro iniciou-se com um momento de oração, animação e entrega conduzido pela animadora Adriana Santana, preparando o coração das pessoas ali presentes para o anúncio da palavra de Deus que seria conduzido por Rute Borges.









A primeira palavra proclamada foi de atos dos Apóstolos 2, 1-4, com o tema da pregação "Preparando o coração para o pentecostes". Mas antes da palavra ser anunciada, ocorreu um belíssimo teatro intitulado Pentecostes apresentado pelo Ministério Arte e dança Filhos da Imaculada, o teatro possibilitou visualizar o momento dos Apóstolos no cenáculo com medo, solitários, sem a presença do mestre, derrepente surge Maria aquela que lembra o pai, e eles por um instante não mais se sentiram tão frios, mas sim esperançosos pelo cumprimento da promessa, a descida do Espírito Santo, do consolador, do paráclito. Então a promessa se cumpriu, e veio do céu um ruído, e aquele lugar se encheu da presença de Deus através do Espírito Santo, os apóstolos e Maria ficaram maravilhados e cheios do Espírito Santo de Deus.

























Ao mesmo tempo foi narrado a história do surgimento da Renovação Carismática Católica no mundo. Uma jovem começou a clamar a presença do Espírito Santo na pequena capela da Universidade de Duquesne, assim como os apóstolos no cenáculo. A partir daí, mais jovens estudantes se reuniram neste mesmo local, e começaram a ler, meditar o livro de ato dos Apóstolos e a clamar o fogo do céu, nisto ficaram cheios do Espírito Santo. Esse momento foi tão forte, que é considerado o marco do ínicio da RCC no mundo.



Depois desta oportunidade de vermos como foi esse momento da descida do Espírito Santo e também do surgimento da RCC no teatro, a pregadora Rute deu início a palavra, utilizando o teatro e a palavra de Deus para nos fazer refletir, como está a nossa experiência com o Espírito Santo, por que somente por meio dele que temos a força, a coragem, sabedoria, discernimento, os dons espirituais somente pela graça do Espírito. Pentecostes é tão importante pois foi nesse momento o surgimento da igreja, Jesus incumbiu a Pedro de edificar sua igreja, para continuar a se cumprir a vontade de Deus, e isso graças ao Espírito Santo no cenáculo que lhes deu forças para evangelizar. Pedro por exemplo, pregou e mais de 3 mil homens se converteram. Portanto, é necessário que clamemos a presença do Espírito Santo todos os dias, devemos esperar a descida do Espírito Santo diariamente em nossas vidas, mas para isso precisamos pedir e ele nos encherá de sua graça. Ela encerrou com uma oração, fazendo com que as pessoas clamassem o Espírito Santo.



Posteriormente um pequeno intervalo, e depois mais um tempo de animação dirigido pelo animador Fernando, que também conduziu uma entrega pela vida da pregadora Márcia Puppo que anunciaria a segunda pregação do dia.











O tema da pregação da Márcia foi Conversão e renúncia, e a palavra foi de Romanos 8, 9-15. Ela começou com uma oração de Renúncia, fez um convite as pessoas a renunciarem ao mal, a tudo o que não deixa vivermos conforme o Espírito, mas sim de acordo com a carne. E Deus quer que vivamos dependentes do Espírito, mas a renúncia de todo o sentimento mal é indispensável, como a inveja, fofoca, falsidade. Esse momento foi bem forte, e as pessoas se entregaram à Deus, e se libertaram do mal, para renascerem no Espírito.

E por fim no sábado, os últimos momentos do dia, mais uma animação, momento de entrega e oração com o animador Serginho em preparação a última palavra.







A última pregação foi conduzida pelos pregadores Tim e Sônia, com o tema central do retiro que era:

É necessário vos nascer de novo. João 3, 1-8. Eles explicaram o contexto da palavra, que é necessário sermos do Espírito e não da carne, precisamos nos banhar na água do Espírito Santo de Deus na nossa vida, mudar a nossa conduta, para assim sermos como Deus quer. Logo após, esse momento da palavra, foi trazido o Santíssimo no ostensório, a presença de Jesus vivo na eucarístia, pelo ministro da eucarístia, acompanhado por várias crianças. Neste instante, houve um verdadeiro derramamento do céu sobre nós, a santíssima Trindade veio para curar, restaurar, preencher vários corações, para nos fazer renascer no Espírito. Deus com certeza, utilizando da fala do Tim e Sônia, falou direto ao coração de muitas pessoas. Depois os servos de oração foram convidados a impor as mãos e rezar por cada pessoa ali presente. E assim com o jantar encerrou o primeiro dia do retiro de Pentecostes.





No domingo iniciou-se às 07:00 horas com o café da manhã, logo após, às 07:30 aconteceu a oração da manhã, animação, entrega conduzida pelos animadores Fábio Júnior e Lucio. Logo após isso, houve o teatro Toda Tua, apresentado pelo Ministério de arte e Dança Filhos da Imaculada, aconteceu que havia uma jovem impregnada pelos rótulos, cada jovem entrava no salão, e colocava nela um rótulo, enquanto isso Maria tentava protegê-la, e esse mal aos poucos trouxe a morte que tentou levá-la, mas pela intercessão de Maria, ela se sentiu abraçada, cuidada, e a mãe a conduziu ao pai, ao seu filho Jesus, que a curou e consolou o seu coração machucado pelos rótulos e barulhos do mundo.



























Depois, desse forte teatro, começou a última pregação do retiro, conduzido pela Cátia, com o tema Maria, a mulher de Pentecostes, utilizando a palavra de atos dos apóstolos 1, 12-14. Nele é apresentado a importância de Maria, em Pentecostes, todo o seu exemplo de fé, de amor a Deus, de humildade, paciência. Ela que é a esposa do Espírito. Posteriormente, às 9 horas, teve outro momento conduzido por Tim e Sônia, um momento de oração por cura interior, pela libertação de cada pessoa daquilo que é mal, do que precisamos melhorar para sermos cheios de Deus.







E depois finalmente a Santa missa celebrada pelo nosso vigário Padre Domingos, onde podemos comungar e nos abastecer de Jesus na santa comunhão.







E o encerramento do retiro, foi conduzido por Tim e Sônia, eles chamaram toda a equipe de trabalho que se duou nesses dois dias, para agradecer pela entrega, e serviço. Pediu para que um casal, pegasse a imagem de Nossa Senhora das graças, e passasse pelo povo, e encerrou dizendo tudo está consumado.



E assim, o retiro de Pentecostes acabou, mas pode-se notar os seus frutos, o Espírito Santo de Deus veio e transformou os nossos corações, trouxe a paz, alegria, união e muita unção, para que continuemos firmes na caminhada em busca do Reino de Deus. Por que sem o Espírito Santo, sem renascer de novo no Espírito não há intimidade com o senhor.

Fogo, fogo, fogo do céu é o que presenciamos e sentimos nestes dois dias de retiro.





Outras Fotos













FONTE: RCC

LITURGIA DIÁRIA

6ª Semana da Páscoa | Sexta-feira 27/05/2022

SANTA MISSA

Loading...

PUBLICIDADE